Women in High Performance Computing (WHPC)
Sexta-feira (21/10) das 10h30 às 12h00 – Sala: Ritz

Este workshop tem como objetivo reunir mulheres que trabalham em Computação de Alto Desempenho e áreas afins. Este espaço é projetado para melhorar a visibilidade das mulheres como modelos neste campo, seja trabalhando para a indústria ou para a academia, assim como para catalisar a interação e networking entre estudantes, pesquisadores e profissionais.

HorárioSessãoParticipantes
10:30Abertura do WHPCCarla Osthoff (LNCC)
10:35Meninas DigitaisLuciana Frigo (UFSC)
10:55Mulheres Acate em FlorianópolisBetina Ramos (ACATE)
11:15WHPC Brazil AffiliateMariana Carmin (UFPR)
11:35Painel: Mulheres na área de HPCCarla Osthoff (LNCC), Luciana Frigo (UFSC), Betina Ramos (ACATE), Mariana Carmin (UFPR)

Workshop sobre Educação em Arquitetura de Computadores (WEAC)
Sexta-feira (21/10) das 13h30 às 15h00 – Sala: Ritz

Painel: Novo Currículo em Computação ACM/IEEE-CS/AAAI CS2023: Áreas de Interseção com WSCAD/WEAC

Marcelo Pias
(FURG)

A força-tarefa ACM/IEEE-CS/AAAI CS2023, criada no início de 2021, iniciou o processo de revisão das diretrizes curriculares em Computação, atualização que acontece a cada dez anos. Essa apresentação objetiva expor elementos importantes da versão corrente do currículo CS2023. Especificamente, a apresentação focará nas áreas de conhecimento relevantes à comunidade WSCAD/WEAC (AR e PDC). Dentre seus objetivos, destaca-se a busca por feedback sobre as propostas de revisões das unidades de conhecimento incluindo novos tópicos em sistemas heterôgeneos e arquiteturas de processadores quânticos. No centro da revisão encontra-se um modelo híbrido de competências e de re-definição de áreas de conhecimento. Essa apresentação acontece em um momento importante, e busca o engajamento e feedback da comunidade WSCAD/WEAC.

Biografia Resumida

Marcelo Pias é Professor Adjunto no Centro de Ciências Computacionais (C3) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Obteve o título de PhD em Ciência da Computação pela University College London (UCL), Reino Unido, onde trabalhou posteriormente como pesquisador no Departamento de Computação na Universidade de Cambridge. Esse trabalho foi complementado com um estágio pos-doc industrial na Intel Research Labs, no projeto da plataforma de redes de sensores sem-fio iMote. Tem interesse de pesquisa em análise de desempenho de sistemas distribuídos, particularmente redes de sensores inteligentes. Marcelo coordena P&D em sistemas de sensores e IA Embarcada no projeto H2020 ASTRAL, financiado pela Comissão Européia. Marcelo é embaixador acadêmico no Brasil NVIDIA Deep Learning Institute (DLI) no Brasil. Atua na força-tarefa ACM/IEEE-CS/AAAI CS2023 para definição do novo currículo para cursos de computação.