Workshop sobre Educação em Arquitetura de Computadores (WEAC)

O Workshop sobre Educação em Arquitetura de Computadores (WEAC) é um evento anual, realizado desde 2006 em conjunto com WSCAD, que apresenta artigos técnico-científicos abordando os mais variados aspectos relacionados à educação em arquitetura de computadores, incluindo computação paralela, computação de alto desempenho e sistemas de computação.

Em sua décima sétima edição, o WEAC 2022 será realizado em paralelo com o XXIII Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD) e seus demais workshops, nos dias 19 a 21 de outubro de 2022.

A principal meta do WEAC é prover um ambiente (fórum) para professores, pesquisadores e estudantes trocarem, compartilharem e discutirem suas experiências, novas ideias e resultados de pesquisa em todos os aspectos e tópicos relacionados com a educação (aprendizado e ensino) em Arquitetura de Computadores, Computação Paralela, Computação de Alto Desempenho e Sistemas de Computação.

Os artigos podem abordar estudos de caso, relatos de experiência, propostas de novas ideias, tópicos para discussão, ensaios para reflexão, ou apresentações de ferramentas. O programa do workshop será composto de apresentações de artigos, palestras e painéis de discussão.

Tópicos de Interesse

Convidamos os colegas a submeter artigos em todos os aspectos e tópicos relacionados com a educação (aprendizado e ensino) em Organização e Arquitetura de Computadores, Computação Paralela, Computação de Alto Desempenho e Sistemas de Computação. Os tópicos de interesse incluem, de modo não limitado:

  • Avaliação do aprendizado
  • Estudos de caso relacionados à educação
  • Ferramentas de auxílio ao aprendizado e/ou ao ensino
  • Integração de arquitetura de computadores e computação paralela com as demais disciplinas dos cursos da área de computação
  • Integração entre ensino, aprendizado e pesquisa
  • Laboratórios e atividades experimentais
  • Métodos e técnicas de ensino, aprendizado e educação
  • Métricas para avaliação do aprendizado
  • Relação entre a teoria e a prática na educação
  • Ferramentas, técnicas e materiais para o ensino à distância
  • Suporte de laboratório para o ensino à distância
  • Desenvolvimento e avaliação crítica de livros textos
  • Avaliação de diferenças regionais no ensino e aprendizagem
  • Projetos e iniciativas para o incentivo e ampliação da participação de alunos do ensino médio
  • Técnicas e recursos para o ensino e aprendizagem de tecnologias avançadas como aceleradores gráficos e computacionais, arquiteturas multicore e many-core, entre outras
  • Técnicas e recursos para o ensino de aspectos arquiteturais específicos para sistemas embarcados e internet das coisas
  • Técnicas e recursos para o ensino de computação reconfigurável

Submissões

Os autores interessados em apresentar seus trabalhos deverão submeter os mesmos utilizando o sistema JEMS, que serão avaliados pelos membros do comitê de programa. Os artigos submetidos devem ter um limite de 10 páginas redigidos em português, inglês ou espanhol seguindo o modelo IEEE US letter for Proceedings Manuscripts. Os arquivos deverão ser submetidos em formato PDF.

Todos os artigos completos aceitos para o WEAC 2022 serão publicados como artigos em uma edição especial do periódico eletrônico sobre Educação em Arquitetura de Computadores denominado International Journal of Computer Architecture Education (IJCAE) e serão apresentados nas sessões de apresentação oral. O IJCAE (ISSN: 2316-9915) tem como uma das metas a criação de um fluxo contínuo de submissões, promovendo uma discussão ao longo do ano dos aspectos relacionados à educação.

Haverá premiação de melhor artigo de acordo com escolha do comitê de programa.

Datas Importantes

  • Submissão de trabalhos: 10/07/2022 31/07/2022 (ENCERRADO)
  • Notificação de aceitação: 29/08/2022
  • Envio da versão final: 12/09/2022

Coordenação do WEAC

Comitê de Programa

  • Alisson Brito (UFPB)
  • Cristian Koliver (UFSC)
  • Edson Midorikawa (USP)
  • Gabriel P. Silva (UFRJ)
  • Henrique Cota Freitas (PUC Minas)
  • Ivan Silva (UFPI)
  • Manoel Lima (UFPE)
  • Mario Dantas (UFJF)
  • Ricardo Ferreira (UFV)
  • Ricardo Menotti (UFSCAR)
  • Tiago Oliveira (UNIFESP)